Relógio Soleus GPS Pulse BLE – Review

0

 

O site www.aminhacorrida.com teve a oportunidade de testar o relógio de corrida “Soleus GPS Pulse BLE”.

É apresentado como sendo um relógio com tudo incluído, efetuando a leitura do batimento cardíaco no pulso, sem necessidade de uma banda adicional. É permitido configurar 3 linhas de dados que mostram a distância, velocidade, batimento cardíaco e ritmo. Capacidade de personalizar 6 temporizadores, contar calorias, armazenar e disponibilizar dados para analisar posteriormente.

Ao nível de funcionalidades, são apresentadas, pela marca, as seguintes:

  • Receptor GPS com alta sensibilidade;
  • Zones HRM – capacidade de treino por zonas cardíacas;
  • Cronómetro muito preciso;
  • Modo nocturno – permite a fácil activação da luz durante a corrida nocturna;
  • Distância – possível de obter em Kms ou milhas;
  • 6 Zonas de tempo por intervalos
  • 5 Alarmes programáveis;
  • Upload via Bluetooth, para a APP Soleus;
  • Informação Pace/Speed;
  • Total de calorias queimadas durante o exercício;
  • Capacidade para guardar cerca de 100 exercícios na memória;
  • Upload dos treinos para o Strava, via USB e utilizando o Software Soleus Sync;
  • Capacidade de monitorização do batimento cardíaco no pulso;
  • Capacidade de registar os treinos com a funcionalidade auto-lap;
  • Capacidade de resistir à água, chuva e salpicos. Não sendo recomendado para natação e duche.

O teste teve a duração de algumas semanas e poderá não ser exaustivo o suficiente para explorar todas as suas capacidades. Durante o teste não conseguimos testar todas as funcionalidades do relógio que gostaríamos e que poderiam ser relevantes, no entanto tentaremos apresentar o máximo de informação possível.

Unboxing

Na caixa, da versão que recebemos para testes, encontram-se os seguintes elementos: relógio, os guias de referência rápida, doca e o cabo de ligação UBS, para carregamento/sincronização de informação com o computador. Os manuais apresentam alguma informação muito básica para iniciar a utilização do produto.

Configuração/Informação do relógio

Iniciar a configuração e a utilização do relógio, consumiu algum tempo. Para alguém que prefere aprender a mexer em vez de dedicar tempo à leitura de manuais, não é uma tarefa fácil. Existem muitos passos necessários para configurar as funções e aprender a utilizar. Sendo um software totalmente desconhecido e diferente, de outros aparelhos existentes no mercado, foi necessário recorrer diversas vezes ao manual do produto.

Menu inicial para fazer a configuração do relógio.

Configuração inicial de todos as opções.

Verifiquei que, quando comparado com produtos que fazem a leitura do batimento cardíaco no topo do pulso, a utilização torna-se muito mais confortável, não precisando de estar demasiado apertado.

Video que apresenta as configurações básicas:

Peso e bateria

O relógio apresenta um peso de 62gramas. A bateria foi um boa surpresa, mantendo-se em utilização de relógio mais de 3 semanas e uma semana em utilização de GPS intensiva.

Aplicação e Site

Actualmente, só é possível sincronizar o relógio com o Strava. Para isso devemos efetuar download da SOLEUS SYNC APP e efetuar a configuração. No site é mencionada a “App Smart Life da NEWCO”, para telemóvel, mas não consegui encontrar no Play Store da Google.

Deve ser ligado o relógio, directamente ao computador, para sincronizar as actividades. É necessário colocar as credencias do Strava e permitir que a App efectue o upload para o site.

As actividades a passar devem ser seleccionadas.

Após efectuar esta operação, as actividades podem ser alteradas e analisadas directamente no Strava.

Avaliação A Minha Corrida

Para quem se está a iniciar no exercício físico, parece-me ser uma opção válida. Existe um período de adaptação necessário, mas depois tornar-se-á intuitivo. Apresenta todas as funcionalidades de registo e apresentação da informação dos treinos efectuados.

Vantagens:

  • A capacidade de leitura de batimento cardíaco está incorporada no relógio. Não é necessário utilizar uma banda de leitura cardíaca externa. O monitor está colocado na parte interna do pulso onde, teoricamente, terá uma leitura mais fiável. Esta funcionalidade pode ser activada ou desactivada, com facilidade.
  • O visor é suficiente para acompanhar a informação, sem prejudicar o treino. Também é possível configurar o relógio para modo nocturno, que deixará o visor iluminado permitindo acompanhar a informação no escuro.
  • É possível configurar o Auto-Lap. Efectuei a configuração para 1km. Quando termina uma volta o relógio apita diversas vezes e mostra informação respeitante ao km efectuado. Após terminar a corrida, podemos visualizar informação detalhada sobre o treino efectuado.
  • A pulseira do relógio é feita de um material muito macio, mais confortável do que a maioria dos relógios que existem no mercado. Dado o sensor estar colocado na parte inferior do pulso, sendo necessário apertar a pulseira com alguma firmeza, pensei que se notasse algum desconforto. Isso não aconteceu, sendo o uso diário muito confortável.
  • É possível definir até 6 intervalos diferentes, permitindo efectuar treinos de séries.

Pontos a melhorar:

  • A configuração inicial é complicada. O guia de configuração rápida não apresenta a informação necessária. Foi necessário aceder ao site e fazer download do manual. Com esta informação foi possível avançar na configuração/utilização do relógio. No entanto, no manual os botões são identificados com (S1, S5, S7 e S11), não existindo indicação no relógio idêntica. Isto causa alguma confusão inicial, até serem criados mecanismos de automatização.
  • Cada botão apresenta diversas funções, não estando todas identificadas no relógio. Aqui também é necessário um período inicial de adaptação, necessário para memorizar a localização das funções.

Avaliação Final

Áreas Avaliadas Pontuação (0 – 5 )
Qualidade 4
Value of Money 4
Performance 4
Design/Estética 4
Tamanho/Ajuste 4,3
Facilidade Utilização 3,5
Informação Disponível 3,8
Pontuação Média  3,9

Comprar

Preço: 99€

Atleta que efectuou a reviewFloriano Silva