Ricardo Ribas e Sara Moreira vencem Meia Maratona de Barcelos

0

O Centro Histórico de Barcelos recebeu no domingo cerca de 2000 participantes na primeira edição da Meia Maratona de Barcelos, uma prova organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. Os participantes dividiram-se em três distâncias: a meia maratona, com 21 quilómetros, percorridos em duas voltas ao circuito; a mini maratona, de 10 quilómetros, e uma caminhada de 5 quilómetros e meio.

Fernanda Ribeiro, a atleta portuguesa mais medalhada, foi a madrinha do evento e esteve em Barcelos para o tiro de partida para a prova que trouxe até Barcelos os melhores atletas nacionais da atualidade nesta modalidade.

Ricardo Ribas saiu vencedor na Meia Maratona e, no setor feminino, Sara Moreira foi a primeira a cortar a meta.

A prova masculina foi discutida ao sprint com o atleta do Benfica a levar a melhor nos segundos finais. O pódio da meia maratona na categoria masculina ficou preenchido com Ricardo Ribas, que fez a prova em 1.05,07 h, e pelos atletas do Sporting Lícinio Pimentel (1.05,08 h) e Hermano Ferreira (1.05,11 h) a ocuparem os segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na prova feminina, Sara Moreira, atleta do Maratona, concluiu a prova com 1.13,09 h, seguida de Salomé Rocha do Sporting, com o tempo de 1.13,26 h e Cláudia Pereira do Joma, com 1.14,04 h.

Na Mini Maratona, na categoria masculina, Hélio Gomes, do Benfica, foi o vencedor com o tempo de 32m28s, seguido de Fernando Serrão com 34m23s e João Costa do ADRC Gilmonde com 37m40s. No setor feminino, Sónia Fernandes do Benfica foi a primeira a cortar a meta com o tempo de 39m35s, seguida de Raquel Pereira com 45m18s e Clara Freire, do CAVE, com 47m37s.

Américo Alves presidente da direção dos Amigos da Montanha salienta o orgulho de mais uma vez os Amigos da Montanha poderem ouvir no final de uma prova o elogio à organização, confirmando de este foi mais um desafio ganho com o objetivo de o tornar no futuro como uma das grandes provas de promoção da modalidade ao nível nacional.

Associada à I Meia Maratona de Barcelos esteve também uma vertente solidária, já que um euro por cada inscrito reverteu a favor da construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Os Amigos da Montanha entregaram, assim, o valor de dois mil euros à corporação de Barcelinhos que ao longo dos 15 anos de existência dos Amigos da Montanha tem sido um parceiro fundamental da Associação.