- Publicidade -

A 45a edição da São Silvestre da Amadora, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário do Rangel, realizou-se no último dia do ano, como manda a tradição. Pela A 45a edição da São Silvestre da Amadora, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e pelo Desportivo Operário do Rangel, realizou-se no último dia do ano, como manda a tradição.

Pela primeira vez, a corrida de 10 km contou com de 2.100 inscritos e a Corrida das Crianças com 200 pequenos grandes campeões, o que constitui recorde da prova. Além disso, Rui Pinto, do Sport Lisboa e Benfica, também entrou para a história do evento, com o título de atleta masculino com mais triunfos (cinco) na São Silvestre mais antiga de Portugal Continental.

Rui Pinto assumiu a liderança da corrida desde o início e descolou na subida dos Comandos, como tem feito nas edições anteriores. O olímpico Paulo Roberto da Paula, da Run Tejo, estreou-se na prova e foi o principal perseguidor do atleta português. Rui foi o primeiro homem a cortar a meta com 29m44s, menos dois segundos que o seu tempo de 2018. Paulo Paula concluiu o desafio com 30m03s e Samuel Freire, do Sport Lisboa e Benfica, completou o pódio com 30m09s.

Em femininos, Ana Mafalda Ferreira, do Sporting Clube de Portugal, repetiu o êxito do ano passado ao ser a primeira senhora na São Silvestre da Amadora, com 34m38s. Emília Pisoeiro, do Recreativo Desportivo de Águeda, ficou na segunda posição com 34m47s e Solange de Jesus, do Sporting Clube de Portugal, foi terceira classificada com 35m11s.

O evento contou com Rosa Mota e Jorge Gabriel como padrinhos. A atleta olímpica voltou a correr os 10 km e juntou-se às 24% de senhoras que aceitaram o desafio, contribuindo assim para o recorde de participação feminina. Rosa Mota fez os 10 km em 39m30s. Com mais de 1.800 atletas classificados, a São Silvestre da Amadora volta a ter mais um recorde na 45a edição.

Resultados e os diplomas de participação podem ser consultados em saosilvestredaamadora.pt

A Corrida das Crianças, para jovens nascidos entre 2006 e 2014, contou o recorde de 200 crianças inscritas e foram elas quem deram início à tarde desportiva vivida na Amadora. Seguiu-se o tradicional desfile de carros clássicos e motociclos pelas 17h05, com passagem pelo percurso. O público compareceu à chamada e o apoio não faltou a todos os que marcaram presença na 45a edição da São Silvestre mais antiga de Portugal Continental.

Acompanhe a São Silvestre da Amadora:
Facebook: facebook.com/saosilvestredaamadora
Sítio oficial do evento: saosilvestredaamadora.pt
Vimeo: vimeo.com/channels/1177571
Youtube: youtube.com/channel/UCkF43th3cQ2LS7x5DQ2scig