- Publicidade -

Na passada quarta-feira no palco do Cinema de São Jorge, pelo sexto ano consecutivo esteve presente a Tour Mundial RUNNATION FILM FESTIVAL., que passa pela Austrália, Nova Zelândia e Portugal.

Um evento que juntou amantes de corrida para assistir a pequenos filmes de incentivos e superações de atletas.

Iniciou com uma breve entrevista a três atletas portugueses

IRON BROTHERS: que conta a jornada inspiradora de 2 irmãos Miguel e Pedro – que não conhecem o conceito de limites. Pedro sofre de paralisia cerebral,  ele e o irmão já fizeram várias provas de IRONMAN para se darem a conhecer e conseguirem angariar de fundos para ajudar a APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, na aquisição de material desportivo como cadeiras adaptadas para corridas, canoas….. e dar a possibilidade a mais pessoas com a mesma deficiência, de experimentarem o desporto. Uma verdadeira história de superação onde a inclusão no desporto de pessoas com deficiência é o mote principal.

JOÃO PAULO FÉLIX: ultramaratonista de Salvaterra de Magos que ousou colocar-se á prova e correu 1300 quilómetros em 25 dias, fazendo a N2 de Faro a Chaves e regresso a Lisboa, cumpriu as 25 etapas previstas, que se constituíram em 24 UltraMaratonas.

Próximo objectivo será percorrer a ilha da Madeira de uma ponta à outra.

Sociólogo de profissão e conhecedor do flagelo da violência doméstica na sociedade, dá voz á luta contra a violência doméstica.

Terminada a conversa inspiradora com os 3 atletas portugueses, seguiram-se pequenos filmes que contam histórias encorajadoras de outros atletas.

Fenice: Running for Life 

A história de uma atleta, Najla que devido á sua religião e educação foi obrigada a refugiar-se  noutro país e encontrou na corrida a verdadeira motivação da sua vida, inspirando pessoas a correr independentemente da sua condição física ou motora.

Blazing Trail

Conta a história de um bombeiro australiano, ultra trailer, que viu a zona onde treinava frequentemente ser devastada pelos fogos florestais e aproveitando o conhecimento do terreno auxiliou as equipas no combate ao devastador incêndio que destruiu grande parte das belas paisagens australianas.

Confessions of a Runner

Patrick Vaughan um norte-americano, casado com uma Libanesa que depois do divórcio pensou que nunca regressaria ao País que tinha visto o nascimento dos seus 2 filhos.

Depois de alguns anos regressou para completar uma das travessias mais duras do Mundo os 470km do Líbano Mountain Trail. Neste filme vemos os passos e suor de Patrick e as experiências do guia e recordista Avedis Kalpaklian e outros corredores locais que se juntam a Patrick nesta aventura conseguindo bater o recorde de oito dias estabelecido por Avedis, um atleta de montanha libanês de destaque e ultra-corredor.

Acresce á dificuldade da prova o facto de o atleta no seu passado ter vivido grande parte da sua vida com fortes dores que o levaram a ser submetido a uma intervenção cirúrgica onde lhe retiraram duas costelas.

 Completamente anestesiado pela forte medicação, a passagem para o consumo de heroína deu-se num ápice.

Cansado do abismo que o consumo de droga o tinha levado decidiu, sozinho fechado no seu quarto e sem qualquer medicação fazer a desintoxicação.

A sua força e perseverança foram os grandes dinamizadores no êxito do desafio a que se propôs.

Unfenced

Contemplados com as mais belas paisagens da Patagónia (deserto vermelho) um ambientalista decidiu lutar contra a extensiva exploração petrolífera naquela área. Encetou diversos contatos com o objetivo de criar algumas áreas selvagens protegidas e com a ajuda de corredores interessados na preservação ambiental, juntos conseguiram que fossem delimitadas 7 áreas proibidas de tal exploração, onde a vida selvagem continua a desenvolver-se.

Sky Project

Conta a história de Magda Boulet que cresceu na Polónia como nadadora, mas emigrou para os Estados Unidos em 1991 com os seus pais, e como a nadar (com a cabeça dentro de água) não conseguia fazer muitos amigos ao experimentar pela 1º vez um corta-mato de escola, e encontrou aí a sua paixão pela corrida. Especializou-se na maratona e passou a representar os EUA nos Jogos Olímpicos de 2008. Desde 2013, Magda mudou o seu foco para trail running onde continua a explorar os seus limites, ao ponto de planear efetuar 277 km em montanha e bater o recorde anteriormente alcançado ( menos de 2 dias).

O objetivo do recorde não foi alcançado ( é a detentora do 3º lugar feminino neste percurso) o que não a demoveu de completar o percurso.

BIRDY’S BACKYARD ULTRA  

É um evento de “Last Person Standing” no Lago Towerrinning na Austrália Ocidental. Uma prova diferente de todas as outras,os atletas são desafiados a correr cada volta, com 6,7km em menos de uma hora, todo o tempo não utilizado na conclusão da volta é para descanso do atleta. Estes ciclos de distância são repetidos de hora a hora. Quando a corrida começa todos estão empatados no “primeiro lugar” e todos têm a mesma oportunidade de ganhar. Não há “líderes” nesta corrida.

Uma corrida em que só existe um vencedor. A prova só tem término até que o último atleta consiga completar a volta.

Esta é uma corrida de desgaste. Não se trata de velocidade, ou de quem pode correr mais rápido. É um teste, e só sobre quem pode durar mais tempo. SÓ PODE HAVER UM! Esta é uma raça de verdadeira loucura.

Bob and Marion Um casal na casa dos 80 anos que ainda correm juntos.Bob que aos 40 anos de idade apanhou o bichinho pelas corridas e a mulher não quis ficar atrás. Ao longo destes anos já completaram muitas maratonas e ultramaratonas que já nem se lembram de todas. Marion diz que se não sair para correr o mau humor vem ao de cima.

Inspirados um no outro e nas deslumbrantes paisagens australianas.

São a prova que não existem barreiras para alcançarmos os nossos objetivos, tanto aos 40 como aos 80 anos.

Foram atribuídos diversos prémios entre os presentes, após inscrição prévia dos mesmo num link fornecido pela organização, entre eles provas de atletismo de 100km e uma t-shirt dos Iron Brothers.

Verdadeiras histórias inspiradoras, que em tempo de Pandemia encheu o coração dos presentes pela mensagem de força e determinação amplamente transmitida por todos os envolvidos.

No final, os participantes saíram ordeiramente do Cinema com a indicação dos elementos do staff.

Estas foram as histórias de vida de corredores que nos inspiraram ontem, mas vocês podem rever tudo a partir das 20h00 do dia 26 de Novembro ás 23h59 do dia 28 de Novembro.  https://m.facebook.com/events/1743077735861282