SABIA QUE O EXERCÍCIO FÍSICO REFORÇA O SISTEMA IMUNITÁRIO?

Descubra como é que a prática regular de exercício físico é uma aliada no combate a infeções virais.

0

O panorama atual que se vive em Portugal e no mundo face à pandemia de coronavírus faz-nos relembrar e reforçar a importância que devemos dar ao exercício como meio promotor de saúde. 

Adotar um estilo de vida ativo e saudável deverá ser, agora mais do que nunca, um compromisso de cada pessoa como agente promotor de saúde pública. Dadas as preocupações com a crescente disseminação do covid-19 é imperativo que sejam seguidas as precauções de controlo de infeção e segurança, sendo a prática de exercício regular uma ferramenta poderosa no reforço do nosso sistema imunitário.

Mulher a cortar legumes | Sistema Imunitário | Holmes Place

SISTEMA IMUNITÁRIO

É um sistema de estrutura e processos biológicos que funciona como um escudo de defesa do corpo contra substâncias estranhas como vírus e bactérias, respondendo de forma eficaz na redução e eliminação dos mesmos. Um sistema imunitário fraco pode originar doenças autoimunes, inflamação, cancro ou imunodepressão.

Mulher a fazer exercício físico | Sistema Imunitário | Holmes Place

O EXERCÍCIO COMO ESCUDO PROTETOR

A prática regular de exercício físico faz com que os músculos produzam compostos que melhoram o funcionamento do sistema imunitário e ajudam a reduzir inflamações.

Embora ainda não exista estudos em pacientes com covid-19, os benefícios do exercício na imunidade, na inflamação e em infeções respiratórias virais está bem documentada. Não precisa tornar-se um atleta de alta competição, aliás nem deve. A prática poderá ser de intensidade leve ou moderada, com uma duração superior a 45 minutos como caminhar, correr, andar de bicicleta, realizar musculação entre outros.

O objetivo é mexer-se com frequência e ajustar a prática à sua condição física atual e assim fazer a diferença na prevenção de infeção, e consequentemente reduzir a quantidades de pessoas infetadas.

É importante ganhar consciência do que pode agravar ou minimizar esta doença. O exercício é uma ferramenta valiosa para controlar as infeções por COVID-19 e manter a qualidade de vida. Em caso de dúvida solicite a ajuda de um profissional creditado para iniciar o processo de exercício, prescrevendo o melhor programa de treino para começar a treinar.

Referências Bibliográficas:

Exercise against SARS-CoV-2 (COVID-19): Does workout intensity matter? (A mini review of some T indirect evidence related to obesity) Obesity Medicine 19 (2020)

Physical exercise as a tool to help the immune system against COVID‐19: an integrative review of the current literature. Clinical and Experimental Medicine (2020)

Ana Andrade

Personal Trainer e Group Trainer Holmes Place Parque das Nações

Fonte; https://www.holmesplace.com/pt/pt/blog/sabia-que-o-exercicio-fisico-reforca-o-sistema-imunitario