SANGUE NA URINA

0

SANGUE NA URINA (… ) Comecei a correr há dois anos. De início, umas três vezes por semana, aumentando depois progressivamente. Este ano, a média tem sido de cinco, pará um total que ronda os 50 km. (… ) Aproveitei o mês de Agosto para treinar todos os dias, pois pretendia alinhar na Meia Maratona de Portugal a 100% da forma (.•.) Acontece que, passadas duas semanas, começou a aparecer sangue na urina, o que me levou a preocupar bastante e a interromper todos os treinos. Haverá explicação para esta situação? Será isto normal acontecer nos corredores?

RESPOSTA DA DR a • KATE FREDERICK, USA – Para já, posso adiantar que 20% dos praticantes de corrida nos Estados Unidos já passaram por essa situação de sangue na urina e o facto está regra geral relacionado com as sessões longas de treino a que se submetem, as quais podem provocar resíduos de sangue, expelidos posteriormente pela via urmana.

Esta situação pode acontecer a corredores de qualquer nível etário nas 48 horas que se seguem a um esforço prolongado. Pessoalmente, aconselho-o a fazer um exame sob acompanhamento de médico, de • preferência especializado em Medicina Desportiva, embora esteja convicta que o seu caso nada terá de extraordinário e preocupante. É evidente que há sempre a hipótese de ser resultado de uma hematúria de origem renal, proveniente de nível excepcional de proteínas na urina, mas o exame a que me refiro demonstrará tal facto, cuja causa está, regra geral, associada a reduzida quantidade de líquidos ingeridos na prática de esforços longos. Portanto, vigie com atenção a ingestão de água, pois condições de temperatura elevada, como é normal em Portugal nos meses de Verão, podem ocasionar situações de desidratação de tipo crónico, que, muitas vezes, passam despercebidas aos próprios corredores.