Sapatilhas de Trail e Corrida Kalenji Kiprun XT5 /Review

0

  1. Características/Tecnologia

O site www.aminhacorrida.com testou as sapatilhas Kalenji Kiprun XT5, na cor azul/amarelo. Sendo concebidas para o praticante de trail e ultra trail em treino ou competição. As sapatilhas Kalenji XT5 apresentam as seguintes características:

  • Tração, entalhes de 5mm, espaçados para favorecer a aderência e soltar lama e terra;
  • Amortecimento, conceito de K-ring no calcanhar e In’Up na frente do pé;
  • Estabilidade, conceito Arkstab para uma maior estabilidade do pé em corrida e bandas termocoladas na frente do pé;
  • Desenvolvimento da passada, conceito Bipron para um melhor suporte da fadiga e que favorece o controlo da pronação;
  • Visibilidade, com marcas refletoras à frente e atrás;
  1. Ficha tecnica/Funcionalidades
Género Homem
Motivação Trail
Peso 65/75/80/85/90
Distância Trail curto / Trail longo
Passada Neutra / Pronadora
Composição Parte superior em malha arejada e material sintético, sola intermédia em espuma EVA, sola exterior em borracha de carbono.
Garantia 2 anos
Peso 350g no tamanho 43
Tamanhos 40 ao 47
Bolsa para atacador A bolsa na pala permite recolher totalmente o atacador, evitando assim que fique preso na vegetação.
Drop A diferença de altura da sola entre a frente e a parte de trás é de 10 mm
  1. Primeira impressão / Unboxing

O modelo que testámos tem um padrão de cores baseado no azul e no amarelo lima, com alguns componentes de cor branca. A parte superior da sapatilha é composta por material sintético em formato de malha ligeiramente maleável, parecendo, à primeira vista, bastante arejada. A zona do calcanhar apresenta-se bastante sólida, o que será um ponto forte no aspeto de estabilidade, necessário na modalidade.

À frente e atrás existem zonas refletoras, aumentando a visibilidade em corridas noturnas. A sola das sapatilhas, com entalhes de 5mm, prometem uma aderência em todo o tipo de terrenos. A sapatilha revelou-se bastante agradável à vista e com pormenores de qualidade.

  1. Experiência / Testes

As sapatilhas Kalenji XT5 foram testadas por um corredor da equipa A Minha Corrida, em corridas de trail e treinos, até 32Km de distância (este feito em areia). Os testes incidiram em diversos tipos de terreno, desde puro trail, estradão, alcatrão e areia.

No primeiro contacto entre o pé e a sapatilha, parecia que a parte da frente seria ligeiramente apertada, no entanto, após ajustar os atacadores, a sensação foi de ajuste total, envolvendo na totalidade o pé, com espaço suficiente para os dedos ficarem confortáveis. Durante os testes não existiu quaisquer sensações de desconforto.

A proteção frontal é bastante robusta, cumprindo a função em possíveis incidentes contra pedras e arbustos.

A primeira característica que se nota é a aderência. Em prova foi frequente verificar que as subidas mais complicadas (mesmo com pedra solta) eram efetuadas sem problemas, quando comparados com outros atletas. A estabilidade que se consegue em descidas técnicas e inclinadas, sentindo o “agarrar” ao chão é muito bom, dando uma confiança extra ao atleta para descer mais rápido.

Uma das surpresas foi o comportamento em asfalto, não sendo uma sapatilha própria, cumpriu sem problemas, onde o amortecimento é percetível, sendo uma mais valia para trails mistos.

Em todos os pisos testados, a sapatilha cumpriu com elevado destaque. Não foi possível efetuar o teste com condições extremas de lama e chuva.


  1. Avaliação A Minha Corrida
Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4
Value of Money 5
Proteção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 5
Performance (Resposta/Leveza) 4
Design/Estética 4
Tamanho/Ajuste 5
Pontuação Média 4.5

  1. Recomendarias a um amigo?

Sim, é um excelente compromisso entre o que nos é oferecido e o preço do produto.

  1. Conselhos
  • Conselhos de manutenção, desaconselhamos fortemente a lavagem e a secagem na máquina. Lavar com uma escova macia e água com um pouco de sabão, deixar secar ao ar livre. A palmilha é amovível para facilitar a secagem;
  • Conselhos de armazenamento, utilizar papel de jornal para absorver a humidade eventualmente presente entre 2 sessões de corrida;
  • Restrição de uso, não indicado para praticantes hiperpronadores ou supinadores.
  1. Outras informações

Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão como novas, após várias sessões de treino.

Preço  do produto (Lojas Decathlon): 69.95€

  1. Referências

http://www.decathlon.pt/calcado-corrida-kiprun-trail-id_8324505.html