Sete grupos de alimentos para uma dieta equilibrada

0

I. Carne, peixe e ovos fornecem proteínas de alto valor biológico, ferro bio-disponível e vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e cobalamina).

II Lacticínios: Fornecem proteína de alto valor biológico, mas ao contrário do grupo I contêm pouco ferro e uma grande quantidade de cálcio e fósforo.

III cereais e seus derivados, tubérculos: Fornecem grandes quantidades de amido, proteínas de baixo valor biológico (mas que se tornam excelentes se combinados com os de plantas leguminosas). Os grãos integrais têm um elevado teor de fibra dietética de magnésio.

IV. Leguminosas: fornecem valor biológico da proteína do meio de amido, vitaminas do grupo B, sais minerais  e fibra dietética. Gorduras e condimentos

V. óleos contêm vitaminas principalmente gordura (ADEK).

VI. Legumes e frutas fontes de vitamina A: trazem abundância de fibras, água, minerais (potássio) e açúcares simples. Entre as vitaminas prevalece os carotenóides (grande antioxidantes) e pró-vitamina A (como cenoura, damasco, caqui, melão, abóbora, etc.). 


VII. Legumes e frutas fontes de vitamina C também trazem muita fibra, água, minerais (potássio) e açúcares simples. Se consumido cru garante grandes quantidades de vitamina C (laranjas, limões, morangos, tomate, brócolos, couve-flor, etc) ..