- Publicidade -

Está a chegar a Páscoa! A época festiva onde somos confrontados com as maiores tentações e onde se fazem os maiores excessos alimentares. Desde folares, aos diferentes tipos de amêndoas, aos ovos de chocolate, aos doces típicos das diferentes regiões de Portugal… Com esta oferta torna-se um tanto ao quanto complicado resistir e seguir uma alimentação mais adequada e equilibrada.

Tal como no Natal, a Páscoa é uma das alturas mais críticas do ano, mas é possível aliar a tradição com a saúde e alimentação saudável.

Estas são algumas sugestões para uma Páscoa equilibrada:

  • Planeie os seus excessos!

Já sabe que nesta época há sempre tendência para fazer alguns excessos. Tente optar por escolher os alimentos com menos calorias, gorduras e açúcares, mas se tal não for possível tente compensar esse excesso nos dias seguintes aumentando a atividade física, diminuindo as porções das próximas refeições, aumentando o consumo de hortícolas e de frutas e ingerindo muita água.

  • Faça refeições equilibradas!

Inicie a sua refeição com uma sopa de legumes. Esta irá encher o estômago e consequentemente terá tendência para ingerir menos petiscos e diminuir as porções do prato principal e, por outro lado fornece nutrientes importantes que, nesta época, muitas vezes são consumidos em pouca quantidade.

No prato principal, os legumes e/ou saladas devem ser predominantes (metade do prato) seguidos dos hidratos de carbono (como arroz, massa, batatas brancas ou doces ou quinoa) e da proteína (carne, peixe ou ovos). Opte por pratos assados com pouca gordura, cozidos ou grelhados e evite as receitas com fritos e gratinados uma vez que acrescentam muitas calorias e gordura à refeição. Deve evitar aperitivos com adição de sal ou açúcares e, se possível, preferir sempre água a refrigerantes.

Relativamente aos doces e às sobremesas opte por consumi-los apenas no final das refeições evitando petiscar ao longo do dia de forma isolada.

  • Opte pelas alternativas!

Durante esta altura é difícil evitar o chocolate. Escolha o chocolate com maior teor de cacau em vez do tradicional chocolate de leite e compre os ovos de chocolate mais pequenos e embalados individualmente em vez dos grandes. Neste caso pode até optar por utilizar ovos da páscoa sob a forma de brinquedos (de plástico, por exemplo) ou até mesmo outras lembranças que possam ser mais valorizadas que os doces desta época. No que diz respeito às amêndoas deve, se possível, consumir as de origem nacional e ao natural sem adição de sal ou de açúcares.

Quanto aos doces tradicionais pode sempre fazer pequenas substituições às receitas tradicionais que fazem toda a diferença no valor nutricional, por exemplo substituir natas por iogurtes naturais, o chocolate pela alfarroba de forma a variar e diminuir a ingestão de chocolate, diminuir a quantidade de açúcar adicionado, entre outros.

  • Seja ativo!

A grande vantagem da Páscoa é que coincide com a chegada da primavera. Aproveite o bom tempo para dar um passeio a pé com a família e planeie atividades em família mesmo que seja dentro da cozinha a preparar as refeições.

  • Não desperdice!

Nesta altura é costume confecionar grandes quantidades de comida e muitas das vezes acaba mesmo por sobrar diversos alimentos. Neste caso, as sobras podem ser aproveitadas para outras receitas. É necessário ter especial atenção à conservação das sobras. Depois de confecionados os alimentos devem ser deixados à temperatura ambiente antes de serem colocados no frigorifico ou congelador não mais que 2 horas, conservando-se bem e com qualidade durante 3 dias no frigorifico. Não devem ser reaquecidos mais que uma vez.

A Páscoa não deve servir de motivo para poder cometer excessos à vontade e fugir à sua rotina habitual. Faça escolhas de forma consciente e equilibrada em vez de abusar na alimentação e ficar com a consciência pesada ou, até mesmo com uma possível má disposição física ou sensação de enfartamento.

Aproveite tudo o que esta época do ano tem para oferecer a nível gastronómico e passe também tempo com a sua família!

RECEITA 

Amêndoas da Páscoa saudáveis

INGREDIENTES:

  • 200g amêndoas ao natural
  • 1 c. sobremesa de mel
  • Cacau em pó q.b.
  • Raspa de limão e laranja q.b.
  • Canela q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO:

  1. Numa taça envolva as amêndoas com a canela, o mel, o cacau e a raspa de limão e laranja.
  2. Coloque o preparado num tabuleiro próprio e leve ao forno a 180ºC durante 15 minutos.

Catarina Sofia Correia

Nutricionista Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut

Número de cédula: 2653NE