Ténis de corrida devem ser escolhidos com os pés, não com os olhos!

0

Bem, já decidiu que é hora para começar a correr (se já o faz, então ótimo). Provavelmente já percebeu que o equipamento é muito importante para o atleta. A primeira coisa a fazer é pensar sobre os sapatos mais adequados, um meio de contacto com o chão, um objeto que decide 90% das lesões que o atleta pode ter ou não. Geralmente, tomado de um impulso indomável desportivo, vamos a qualquer loja de calçado desportivo e levamos uns sapatos para “Running”, talvez escolha para estética, em vez de sua funcionalidade.

Eu admito: sou um defensor da estética a todo custo, mas isso não importa agora.

Em primeiro lugar, a coisa mais importante a fazer é ir a uma loja especializada em corrida (procure sempre duas ou mais opiniões sobre um artigo), experimente ambos os sapatos, calça-los sempre em (pé), pois sentado não é a forma mais correta de experimentar o calçado. Experimente sempre ambos (esquerdo e direito), esqueça a estética, escolha o mais funcional para si.

As coisas necessárias para saber sobre a escolha do calçado não são muitas e são baseados nos conceitos de apoio, peso, velocidade, uso.

Apoio pode ser neutro (50% dos indivíduos), pronador (45%) ou supinador (5%). Este recurso não é fácil de verificar. No entanto, geralmente, o pronador também tem pés planos. Para ter certeza de que uma análise correta do apoio da sua passada, procure numa loja de calçado.

Peso

Qual o seu peso? Está entre os atletas leves, médios ou pesados? Por exemplo, um homem de 65 kg será leve, entre 65 e 75 kg é média, acima de 75 kg é pesado. Independentemente da altura.
Qual a utilização do sapato? Treinos? Treino específico? Off-road? Provas curtas? Provas longas?
Definir todos esses fatores, é 50% na escolha dos ténis apropriados para si.

A1 – Featherlite

Como o nome indica os sapatos são muito leves e com poder de amortecimento limitado. Extremamente ágil e rápido. Eles são recomendados apenas para os atletas rápidos e leves. (Quando digo rápido, quero dizer, super rápidos mesmo.)

A2 – Intermediário

Pesam um pouco mais do A1, com uma componente discreta de amortecimento e proteção do pé. Pode ser bom para treinos curtos, os atletas mais rápidos, os atletas mais leves, para a corrida.

A3 – Amortecimento

Ideal para o corredor com suporte médio normal ou supinador, dirigido a quase todos. Eles são muito pesados, mas eles fornecem excelente proteção contra traumas e lesões.

A4 – Estável

Sapatos projetados, especialmente, para aqueles que têm o apoio de pronação. Eles usam semelhante ao A3 e não é (obviamente) recomendado para supinador.

A5 – Corrida Trail

Calçado projetado especificamente para uso em diferentes terrenos e asfalto particularmente escorregadio. Suporte danos pé e amortecimento adequado.

Já escolheu o melhor para si? Então boas corridas!

Carlos Lopes