Tens problemas de respiração? Saiba como aproveitar os benefícios da corrida

0
Foto: Pixabay

Caso sofras com problemas de respiração, como alergias, precisas saber que a corrida pode ser uma excelente aliada no combate a esse problema, contanto que tomes alguns cuidados. Entenda melhor o assunto neste artigo.

A actividade física faz bem tanto para o corpo como a mente e existem algumas situações na qual ela deve ser practicada de uma maneira ponderada, seguindo recomendações médicas. Apesar disso ela ainda pode ser uma aliada na busca por uma melhor qualidade de vida.

Se gostares de correr, mas evitas practicar esse desporto por sofrer com problemas respiratórios, como alergias, por exemplo, saiba que não há a necessidade de deixar de praticar o desporto que aprecias.

No entanto, precisas tomar alguns cuidados para que não aconteçam complicações durante a sua práctica. Neste artigo, vamos informar quais são esses cuidados para que conheças alguns dos benefícios da corrida para a sua saúde.

Foto: Pixabay

Como evitar problemas respiratórios na práctica da corrida

Quando falamos de problemas respiratórios ligados a alergias há diversos que podem ser citados.

Entre os principais agentes desencadeadores da rinite alérgica estão a poluição do ar, o pólen e questões ligadas a pó e fungos.

Os demais tipos de alergias também possuem causas e sintomas muito parecidos, então, independentemente do seu tipo de alergia, podemos dar alguns conselhos sobre como evitar problemas de respiração durante a corrida:

  • Corre no primeiro horário

Gostas de correr ao ar livre?  Então tente fazer isso sempre no período da manhã, quando a concentração de poluentes e partículas tóxicas no ar são menores. Especialmente se sofres com problemas como asma ou rinite.

  • Evite correr em dias muito secos e frios

Essas mudanças bruscas de temperatura são péssimas para quem tem problemas respiratórios. O ar frio e o clima seco são capazes de desencadear uma intensa crise alérgica, portanto, evite correr ao ar livre em dias assim.

  • Cubra a região do nariz e da boca

Pode parecer um conselho estranho, mas usar uma máscara ou mesmo uma bandana para cobrir a região do nariz e da boca, antes de sair para correr pode ajudar muito, especialmente em dias mais frios.

Isso faz com que a quantidade de poluição do ar que entre nos seus pulmões seja menor e assim diminuir os efeitos da alergia.

  • Procure não coçar os olhos

As pessoas que sofrem com rinite sabem como os olhos coçam quando as crises alérgicas acontecem.

Caso tenhas esse problema e ficas com os olhos lacrimejando e a coçar durante a corrida, procure usar um óculos de protecção e evite ao máximo coçá-los.

  • Tenha cuidado com o ar condicionado

Caso prefiras correr em uma passadeira no ginásio, por exemplo, convém tomar cuidado com o ar condicionado.

O aparelho em si não causa complicações a saúde, no entanto, se ele estiver a precisar  de limpeza ou manutenção, pode ser que o acúmulo de ácaros e bactérias tragam problemas ao seu trato respiratório.

Procure saber a frequencia com que os filtros do ar condicionado são limpos e mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. Ela ajudará a combater o ressecamento no nariz e garganta que este equipamento promove.

  • Tome um duche

Geralmente, as piores crises alérgicas costumam acontecer, em média, uma hora depois que as actividades físicas foram encerradas.

Portanto, uma boa maneira de reduzir as chances de crises é tomar um duche assim que terminares de correr, e depois vestir roupas limpas. Isso minimizará os sintomas alérgicos.

Benefícios da corrida

São inúmeros os benefícios da corrida para a saúde, tanto de pessoas comuns como de pessoas que sofrem com problemas respiratórios. Conheça alguns deles a seguir:

  • Fortalece todos os músculos do corpo, inclusive os cardíacos e respiratórios;
  • Aumenta a produção de serotonina, o conhecido hormônio da felicidade;
  • Melhora as funções cognitivas;
  • Fortalece as articulações dos joelhos e todos os ossos do corpo;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Aumenta a saúde reproductiva;
  • Melhora a condição auditiva;
  • Melhora a memória e a capacidade de concentração;
  • E muito mais.

Sendo assim, não permita que sua alergia prive-o de aproveitar todos os benefícios que uma corrida pode trazer. Basta ter alguns cuidados importantes.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15339-conheca-sete-cuidados-do-treino-para-quem-tem-alergia-respiratoria

https://www.euroclinix.net/br/rinite-alergica

#aminhacorrida