Trail Costa Vicentina / Por José Amaro

0

No passado dia 21 de outubro decorreu a 3ª edição do  Trail Costa Vicentina. Tal como nos dois anos anteriores com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Câmara Municipal de Sines .  O evento contou com um Trail Longo com 59 km(795m D+) , com partida no Castelo de Santiago do Cacém; por um Trail Médio com 26 km (340m D+), com partida no Cercal do Alentejo; e por um Trail Curto com 14 km (134m D+) , com partida na Sonega.  A meta de todas as distâncias estava situada na Praça Marquês de Pombal em Porto Covo.

Com uma imensa história e com paisagens esplendorosas para oferecer, as Câmaras Municipais de Sines e de Santiago do Cacém uniram-se ao Mundo da Corrida para organizar este evento que dinamizou esta zonas, que muitos já ouviram falar por possuir locais de enorme beleza. Os atletas percorreram parte da Costa Vicentina, onde puderam apreciar uma natureza preservada com paisagens de uma imponência impressionante.

Relativamente ao Trail Longo, este ofereceu um percurso que convidava a correr, inicialmente com algum sobe e desce, mas em que todas as subidas davam perfeitamente para correr caso o atleta estivesse bem preparado. Este ano, por sugestão do ISN, a prova não passou pela praia devido ao facto de ter aumentado muito o número de atletas em relação à prova do ano passado. Devido a esta alteração, o trail longo foi encurtado em 3km.

A organização está mais uma vez de parabéns pois são exímios na arte de bem receber. A marcação do percurso do Trail Longo estava irrepreensível, os voluntários dos abastecimentos, os fotógrafos e as gentes dos montes e das aldeias por onde passámos tiveram sempre uma palavra simpática e de incentivo aos atletas, procurando ajudar em tudo o que podiam. De referir apenas um senão, no segundo abastecimento quando a maioria dos atletas passou não havia ainda alimentos sólidos, apenas água.

Uma palavra de agradecimento aos elementos da GNR ( maioritariamente do sexo feminino) que se encontravam em vários troços de estradas que tínhamos de atravessar e que faziam questão em nos cumprimentar e em indicar o caminho a seguir.

Depois de terminar a  prova, e pelo terceiro ano consecutivo tivemos o privilégio de usufruir de umas excelentes massagens.

Obrigada à organização por mais uma parceria com a equipa aminhacorrida/myprotein que esteve presente com dois atletas na prova de 59km: Ana Amaro, 7º lugar da geral feminina e 2º lugar do escalão; José Amaro 11 º lugar do escalão. Na prova de 26km: Carla Tabaio, 7º lugar do escalão.