Trail dos Palácios por Dulce Reis

0
Realizou-se a 26 de Março a 3ª edição do Trail dos Palácios, num percurso linear que propunha ligar o Palácio de Mafra ao Palácio de Sintra numa distância anunciada de 26,2Km na versão corrida e caminhada.

Partida pontual às 8:30 da nova hora de verão, que retirou uma hora de sono aos participantes, a corrida foi acompanhada durante todo o percurso com um aguaceiro primaveril que não deu descanso aos participantes.

Fruto das características do terreno e da chuva que se fez sentir durante a semana, algumas zonas estavam muito enlameadas e escorregadias, o que dificultou a progressão dos atletas proporcionando muitas escorregadelas e algumas pequenas quedas sem gravidade.Alguns locais eram de difícil passagem por estarem praticamente submersos o que não deixou ninguém ficar sem os pés ensopados.

Percurso bem marcado, com sinalética de Km a Km indicando a distância aproximada, no entanto não impediu cerca de duas dezenas de participantes ao km 5 falhar uma esquerda, e seguindo pela estrada principal. Talvez ali pudesse estar uma seta chamando a atenção da viragem.

Apesar do céu encoberto, a envolvente, é muito bonita, destacando-se o single track dos primeiros quilómetros. Como estava de chuva, não houve fotos.

Os abastecimentos estavam bem distribuídos ao longo do percurso e abastecidos com pão com chouriço, marmelada cola cola (da verdadeira), fruta, água e bebida isotónica, existindo copos e os voluntários muito atenciosos. A GNR assegurou a passagem das estradas mais movimentadas.

A organização indicava que esta prova tecnicamente era de grau fácil mas as zonas com muitas pedras e lama, levam-me a avaliar esta prova com um grau fácil/médio.

No final da prova, um buff de finisher, abastecimento e massagens.

Para concluir, gostei e aconselho a participação nas próximas edições a quem gosta de rolar entre o verde dos campos, com pouca técnica, rolante entre palácios existe encanto!
Dulce Reis