- Publicidade -

A KYF – Keep Your Focus, com o apoio da Freguesia de Lousa organizou a 19 de Janeiro de 2020 o Trail de Lousa, na Vila de Lousa, concelho de Loures.

Este Trail de Lousa foi uma prova de TrailRunning, corrida pedestre em completa Natureza, com três provas incluídas, Trail Longo (TL) K23+, Trail Curto (TC) K12+ e Caminhada, teve o mínimo de percurso pavimentado/ alcatroado, percorrido essencialmente por percursos devidamente balizados e marcados, por trilhos, estradões, caminhos florestais, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.

Um percurso que apresentou algumas dificuldades devido à lama existente, principalmente nas descidas, mas em zonas mais perigosas devidamente assinaladas. O trilho desenvolve-se essencialmente por terrenos hortícolas, por entre rochas calcárias de alguma dimensão que tivemos que trepar, subimos até ao parque eólico, passamos num moinho bem lá no alto onde se fazia sentir mais o vento mas com uma vista fantástica. O tempo ajudou, sempre com sol, e uma temperatura agradável para a época. Todo o trajeto estava bem sinalizado com fitas e em alguns locais por membros da organização.

Com partida e chegada na localidade de Lousa, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, visou bem a promoção e divulgação turística e ambiental da região e a promoção do desporto em meio natural, atendendo ao numero de participantes que se fez perceber ( aproximadamente de 530 atletas TCurto e 300 TLongo e ainda cerca de 200 em caminhada)

O percurso da prova utilizou vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessou aldeias e vilas, utilizou alguns acessos e serventias que passam por propriedades privadas.

O percurso não esteve fechado para a prova e nesse sentido tivemos que ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova, o que aconteceu com um grupo de motocross que passou por nós.

Havia apoio logístico e técnico. Primeiros socorros. Abastecimentos sólidos e líquidos nas zonas de abastecimento e, no final da prova havia um reforço de refeição onde se foi distribuída sopa de legumes, frutas, bolos, pão e algumas diversidades de queijos e iogurtes, assim como diversas bebidas, tudo servido com muita simpatia;

Houve direito a Massagem Desportiva no final da prova, a qual experimentei e que foi muito profissional;

Havia disponibilidade de balneários junto à partida/chegada da prova (duche, wc´s), mas que acabei por não usufruir, pois a água dos duches era fria, (aspecto a melhorar ou a informar no regulamento);

No final das provas foram entregues os prémios, o que ocorreu com a normalidade esperada.

Uma prova a repetir sem dúvida.

Nesta prova tivemos a participação de alguns elementos da Equipa “Aminhacorrida”.

Susana Costa 3º. Lugar escalão F45

Catarina Boto Figueiredo 2º. Lugar escalão F50

Lisete Ramalho 4º. Lugar escalão F50

Helena Água 7º. Lugar escalão F50

Ana Monteiro 6º. Lugar escalão F40