- Publicidade -

Com as escolas de portas oficialmente fechadas por enquanto, muitas pessoas têm-se visto num papel novo – o de professores. E enquanto que ter as crianças a estudar em casa é uma fonte de preocupação acrescida para alguns pais, não é a única coisa a ter em conta.

O Covid-19 mudou as nossas vidas, ainda que temporariamente, mas isto dá-nos também a oportunidade de reavaliar e reinventar algumas coisas. Não só nos tornámos subitamente professores, como estamos também a tentar manter-nos a nós e à nossa família ativos e felizes.

Há muito por onde explorar em matéria de exercícios divertidos para toda a família que nem parecem exercício, isto é, que não vão implicar muito esforço para convencer os miúdos a “alinhar”.

Aqui vão algumas ideias divertidas de fitness para toda a família que vão pôr toda a gente a mexer, incluindo o cão.

 

 

Hula Hoops

Talvez te recordes de horas incontáveis e bem passadas com os hula hoops quando criança. Com o surgimento de jogos e tecnologia mais avançados, os prazeres simples como o hula hoop ficaram um pouco postos de parte.

Mas não lhes faltam pontos a favor – continuam a ser divertidos, e são super baratos.

Uma sessão de hula hoop é uma atividade ótima para toda a família participar, e brincar com o hula hoop durante uma hora é um bom modo de queimar calorias. Se estiveres à procura de um desafio acrescido, porque não encomendar um hula hoop com pesos?

 

Saltar à Corda

Tal como os hula hoops, saltar à corda traz à memória imagens da infância.

Uma corda de saltar é relativamente barata, pelo que podes encomendar uma para toda a família. Para além de serem uma ideia pouco dispendiosa e eficaz de pôr toda a família a fazer exercício, são portáteis, de modo que podes levar uma com facilidade até ao parque mais próximo.

Saltar à corda é um excelente treino cardiovascular, que põe o coração a bombar e, a um ritmo adequado, pode queimar 600 quilocalorias por hora. Faz uma pesquisa online por variações do salto à corda para acrescentar diversidade ao treino e elevá-lo a outro nível de diversão.

 

Andar de Patins

Se tens uns patins velhos guardados na garagem, agora é uma boa altura para lhes tirar o pó!

Se és um caso típico, provavelmente guardaste-os há anos e já te esqueceste de quão divertidos podem ser.

Em vez de uma caminhada com a família, experimenta um passeio de patins. É uma forma de fazer o coração trabalhar, e um adulto pode queimar até 300 quilocalorias por hora.

Dançar

Se a dança é uma paixão tua, uma sessão de dança pode ser tempo de qualidade dedicado à família e um bom treino cardiovascular em simultâneo.

Um concurso de dança familiar é uma ocasião perfeita para descontrair completamente, e neste momento estamos todos a precisar de umas boas risadas.

Danças rápidas e hip hop são os melhores tipos de dança para eliminar calorias, e um adulto de tamanho médio queimará cerca de 400 quilocalorias por hora.

No essencial, não importa de facto o tipo de dança que preferes, uma vez que todos os tipos libertam endorfinas (a hormona do prazer).

 

Jogar Frisbee

Nos Estados Unidos, o Frisbee é quase objeto de culto. Noutros países, a sua popularidade também tem crescido. De facto, em alguns países, o “Ultimate Frisbee” é até uma opção de desporto em algumas escolas e faculdades.

Se tens espaço, como um jardim grande, jogar Frisbee é um excelente pretexto para apanhar ar fresco e correr um pouco.

Se não te atrai a ideia do Ultimate Frisbee, podes simplesmente atirar o Frisbee e recebê-lo, ou podes experimentar o “Golf de Disco” (sim, isso existe… experimenta fazer uma pesquisa!..).

Caminhar

Caminhar ao ar livre é algo que ainda podemos, felizmente, fazer, portanto certifica-te que usas bem o teu tempo disponível todos os dias para exercício. Mesmo que não vivas numa zona rural ou arborizada, podes fazer os possíveis com o que tiveres por perto.

Caminhar, seja dar apenas a volta ao quarteirão ou calcorrear um parque público, é uma boa forma de respirar ar puro. Se tiveres um cão, não te esqueças de que eles também precisam de exercício todos os dias.

Algumas crianças, em especial adolescentes, aborrecem-se com facilidade, mas podes injetar alguma variedade escolhendo percursos diferentes e incluindo atividades ou até um pouco de corrida ligeira.

 

Jogos de Recreio

Está na altura de regressares aos dias de escola. De que jogos gostavas? Dá o mote para um jogo da apanhada, escondidas ou bandeirinha para pôr toda a gente a mexer.

Dar uma oportunidade à família de sair um pouco e se afastar dos computadores, telefones e iPads é mais essencial que nunca, uma vez que toda a educação das crianças mudou para a esfera online. De facto, serão provavelmente as crianças quem mais apreciará a pausa longe dos écrans.

Este período de isolamento pode ser uma oportunidade de ouro para passar um pouco de tempo no jardim, jogar jogos mais tradicionais e fazer outras atividades.

Mensagem Final

As crianças estão acostumadas a um nível de atividade relativamente alto, especialmente as mais novas – fazem muitas atividades na escola, que é uma das razões por que é tão importante pô-las a mexer e encontrar alternativas.

Não queremos de forma alguma sugerir que tens de organizar aulas de educação física – poupa-te um pouco!

Mas em vez disso, vê esta situação como uma forma de passar tempo de qualidade e fazer exercício em família.