- Publicidade -

Quantas vezes já nos interrogámos “Como correm tão rápido os africanos?” Correr uma maratona um pouco acima das duas horas significa que correm 42 quilómetros a mais de 20 km/h.

Genética, certamente, mas também muito treino. O que significa muito treino? Vamos ver o exemplo de dois dos maiores fundistas da história: Haile Gebrselassie e Geoffrey Mutai.

Haile Gebrselassie

Que tipo de preparação gosta Gebrselassie? Corre em média cerca de 220 ​​km por semana. O que significa um total mensal de cerca de 900 km.

Todos esses quilómetros são distribuídos em  13 sessões semanais. Os treinos são bi-diários e o único dia de descanso é ao Domingo, quando faz apenas um treino.

As sessões são de mais de três horas a um ritmo calmo…para Gebrselassie a 3’45 ao km!

Os dias são quase iguais. Começa às 05h30 um treino de cerca de 2 horas.

Chega a casa, café da manhã, depois o trabalho. Gebrselassie é realmente muito popular no seu país e tem várias empresas.

Depois do trabalho há uma outra sessão de treino, desta vez no ginásio para fazer exercício e, normalmente, mais 10 km em estrada ou esteira. O treino de séries, pode variar, mas numa sessão de 400 metros, faz entre 30 a 40 repetições num só treino.

Geoffrey Mutai

Vencedor da Maratona de Nova Iorque, os km semanais são mais ou menos os mesmos, mesmo se distribuídos em menos sessões. Também deve ser considerado o fato de que ele treina no Quénia, num planalto a 2.500 metros acima do nível do mar.

Considerando o período de carga máxima, o maratonista queniano geralmente suporta dois treinos por dia, mas com alguma diferença de Gebrselassie: O dia de descanso (domingo) é para descansar completamente enquanto que a quinta-feira é o dia em que o treino é o mais duro da semana, uma única sessão, mas de 40 km progressivos.

Como afirmado por Mutai, a quinta-feira é como o dia da competição. Acorda às 4h30, um rápido café da manhã às 5:30 e está pronto para a corrida ao longo das colinas atravessadas ​​pela via de 40 km que tem que fazer.

Normalmente, o treino de Mutai é o seguinte:

Segunda-feira: Manhã 24 km corrida lenta (entre 5 ‘e 4’ ao km)/ Tarde 12 km corrida lenta – 36 km total;
Terça-feira: Manhã 50 minutos de corrida lenta/ Tarde Séries – 24 km total;
Quarta-feira: Manhã 20 km corrida lenta/ Tarde 24 km corrida lenta – 44 km total;
Quinta-feira: Manhã 40 km em progressão/ Tarde descanso;
Sexta-feira: Manhã 20 km corrida lenta/Tarde 24 km corrida lenta – 44 km total;
Sábado: Manhã Séries/Tarde descanso – 20 km total;
Domingo: Descanso.

Fácil, não é?

Por: Carlos Lopes