Treino em tempo frio

0

É o pino do inverno. Os dias são frios e, à noite, a temperatura agudiza-se.
O clima cai e o vento fustiga.
Como se pode manter um treino agradável nestas circunstâncias?

Muitos dizem que as condições extremas do tempo de Inverno são o verdadeiro teste para qualquer corredor. Concordamos com essa premissa. É difícil encarar o tempo muito frio, e, então, por longos períodos, exige esforço, é um sinal de grande dedicação!

Afortunadamente, a adaptação do atleta pode processar-se de muitas maneiras. O modo de vestir e a disposição têm importância crucial. Correr em tempo frio pode ser uma experiência divertida e uma alternativa bem-vinda ao calor, mas também tem seus perigos, como ulceração, hipoterrnia e agravamento de dificuldades bronquiais. Com o uso da alta tecnologia, agora disponível, pode-se disfrutar de conforto, segurança e ter menos menos desgaste.

Ajuste a sua estratégia para cada parte de corpo de acordo com a temperatura, condições de vento e humidade.

TRONCO

O tronco deveria ser protegido, pelo menos, por duas peças de vestuário, mas, em dias particularmente frios, deveria utilizar-se quatro abafos.
A primeira capa, a colocar em cima da pele,deveria afastar a humidade. No caso das mulheres, não é impeditivo o uso de soutiens. A roupa intermédia, desnecessária em dias temperados, deve evitar que a pele permaneça húmida, servindo de secador durante a corrida.

Se estiver realmente frio, vista roupa adicional. O vestuário exterior protege dos ventos. Pode ser um colete que também sirva para repelir a água.

Link: http://www.decathlon.pt/C-1361421-camisolas%2c-calcas-de-corrida

PERNAS


Calças justas geralmente resolvem o problema das pernas. Podem usar-se peças leves ou pesadas, consoante a temperatura. Se o tempo estiver particularmente amargo e molhado, é conveniente vestir igualmente calças à prova de vento.

Calças justas geralmente resolvem o problema das pernas. Podem usar-se peças leves ou pesadas, consoante a temperatura. Se o tempo estiver particularmente amargo e molhado, é conveniente vestir igualmente calças à prova de vento.

CABEÇA
É crucial que a cabeça seja protegida correctamente, pois, se assim não for, metade do calor do corpo pode perder-se, Se o corredor tiver muito cabelo, apenas pode precisar de um boné ou protector para as orelhas. E estamos a falar em tempo moderado.
No entanto, se o tempo for gelado, deve usar-se um chapéu pesado que cubra cara e orelhas. Também pode utilizar-se o capuz do fato de treino.

O rosto igualmente deve ser preservado, através de écharpe ou máscara de face. Muitos corredores recorrem à geleia de petróleo para se precaver do vento.

Link: http://www.decathlon.pt/gorro-forclaz-20-adulto-id_8189612.html

MÃOS

À medida que o termómetro apresenta números baixos, devem trocar-se as tradicionais luvas por uns acessórios sem dedos, forrados, impermeáveis. Assim, os dedos podem aquecer-se mutuamente.

Link: http://www.decathlon.pt/luvas-seda-f100-adulto-preto-id_8229542.html

PÉS

É importante usar meias que mantenham os pés quentes e secos.  Use material que aja como um pavio. Se está tempo frio e molhado, devem usar-se meias isolantes. Se o atleta competir ao ar livre, deve considerar a hipótese de recorrer a sacos de plástico. Há outros factores a levar em conta:

Link: http://www.decathlon.pt/C-1361424-meias-de-corrida

• Saiba as condições de tempo. Devem ter-se em conta a temperatura e vento. Com roupa que estabelece calor 20 graus acima do normal, o atleta, no começo, sente um pouco de frio, mas, à medida que intensifica o treino, aquece agradualmente .

• Agasalhe-se mas não exagere no traje – É necessário não descurar os agasalhos, mas, conforme for aquecendo, deve retirar o excesso de vestuário. Pela seguinte ordem: chapéus; luvas sem dedos, casaco exterior). Coloque o excedente em volta da cintura, a qualquer momento, pode voltar a vestir os agasalhos, caso atrefeça. Lembre-se que as condições ambientais podem mudar várias vezes durante uma corrida.

• Tire as roupas molhadas. Quando se acaba uma corrida ou sessão de treino, em primeiro lugar, é imperioso tirar as roupas molhadas. Se chegar logo a casa, após o final de uma prova, dispa-se antes de descansar.Transporte sempre roupas secas para ficar mais confortável no final.