O TRIGO DOS INCAS / Energia para o atleta

    0


    Se tivéssemos que escolher apenas um alimento para levar para uma ilha deserta certamente que a quinoa seria uma das melhores escolhas. Esse pequeno grão possui um altíssimo valor nutricional e está na moda. A quinoa possui aminoácidos essenciais, obtidos apenas por meio da alimentação (não sintetizados pelo organismo). É um carboidrato de valor glicêmico baixo (não eleva os níveis de açúcar no sangue), proteína de alto valor biológico (boa produtora de músculos), gordura saudável, vitaminas e sais minerais. Cada grão de quinoa tem 20 aminoácidos diferentes, como a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de proteína completa que ajuda a hipertrofiar e manter o volume dos músculos, além de acelerar o metabolismo e fazer o corpo consumir mais calorias, portanto, turbine a sua alimentação de forma rica e saudável.

    QUIBE ASSADO DE QUINOA

    Ingredientes:

    500g de carne moída
    1 xícara de quinoa
    2 tomates, picados sem semente
    1 cebola média, picada
    1/2 xícara de manjericão, picado
    1/2 xícara de hortelã, picada
    Suco de 1 limão
    Sal e pimenta a gosto
    Ricotta amassada

    Se gostar, pode fazer um vinagrete de limão siciliano, azeite de oliva, tomate, pepino descascado e picado, cebola roxa picadinha, alho muito muito picado, gengibre picado da mesma maneira, azeite, alecrim, folhas de hortelã, mostarda dijon, nós moscada ralada, junte todos os ingredientes e deixe descansar por aproximadamente 20/30 minutos, sirva acompanhando o quibe assado de quinoa

    Preparo:

    Cozinhe a 1 xícara de quinoa em 2 xícaras de água temperadas com sal por 15 minutos.
    Pre aqueça o forno a 200 graus Celsius. Numa tigela, misture a carne, os tomates e a cebola (pode ser com a mão mesmo). Depois acrescente a quinoa, o manjericão, a hortelã, o limão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
    Coloque metade do quibe numa assadeira (usei uma de vidro de 23x23cm), cubra essa metade com o tanto de ricotta que preferir e depois cubra a ricotta com o restante do quibe. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar por 15 minutos, depois descubra a assadeira e deixe assar até ficar douradinho.

    Eu costumo amassar bem a ricota e temperar com um pouco de mostarda dijon, e cheiro verde…

    Bons treinos, e bom apetite!
    Monica Gonçalves
    monicaggoncalves@icloud.com