Trilhos do Javali Noturno 2017 por Ana Amaro

0

No passado dia 4 de março de 2017 realizou-se a segunda edição dos Trilhos do Javali Noturno, com uma distância única de 15km. 

Para mim, esta foi a estreia num trail noturno! Confesso que antes do início da prova estava algo apreensiva mas ao mesmo tempo empolgada pela possibilidade de percorrer os magníficos trilhos da Serra da Arrábida durante a noite. Seria sem dúvida uma experiência única onde a possibilidade de partilhar estes trilhos com javalis tornariam esta noite decerto inesquecível!

E assim foi…realmente incrível! Exceto o facto de não ter avistado nenhum javali, possivelmente pelo facto de se terem assustado com os cerca de 402 atletas equipados a rigor para uma aventura na serra.

Este evento foi organizado em parceria pela Associação de Moradores do Casal das Figueiras ( AMCF) e pela Associação de Atletismo Lebres do Sado. A sede da Associação de Moradores foi o local escolhido para a entrega dos Kits de participação assim como a partida e a meta da prova e o local de entrega de prémios. Relativamente à entrega dos Kits esta foi rápida e eficiente. Dos mesmos constava o dorsal, uma garrafa de vinho e uma gola com um belo estampado do símbolo dos Javalis.

Às 20h, hora prevista para a partida, os atletas iniciaram a prova iluminando a noite com as suas lanternas e lá foram subindo e descendo pelos belos trilhos.

Não posso deixar de realçar as excelentes marcações ao longo do percurso, assim como a alegria e os gritos de incentivo por parte do pessoal da organização que se encontravam espalhados ao longo do percurso e nas zonas mais críticas, a alertar os atletas para os perigos do percurso.

E o que dizer do percurso… muitos obstáculos: pedras, ramos, troncos, trilhos muito estreitos, poças de água, lama…muita lama…tudo a que um atleta de trail tem direito!

A meio do percurso, um bom abastecimento e novamente muito apoio e incentivo por parte dos elementos da organização.

Os atletas lá foram progredindo na prova, determinados a chegar à meta, mas não sem antes passaram pela bela calçada romana.

Ao chegar à meta, encontrámos uma festa com muita gente a apoiar e onde cada atleta recebeu uma bonita medalha de participação.

Após um belo banho (de água fria – dizem que faz bem aos músculos!) tivemos direito a um saboroso pão com chouriço com um caldo verde a acompanhar e vinho da região. A entrega de prémios foi bastante animada!

De referir ainda que este evento associou-se a uma causa solidária. Deste modo, foi solicitado a todos os atletas que contribuíssem com bens alimentares para entregar à CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

A representação de aminhacorrida/My protein teve em Ana Amaro o seu destaque ao obter o primeiro lugar da geral feminina com 1:47:30 e José Amaro com o tempo de 1:46:48 e o 13º lugar no escalão M40.

Os vencedores destacados desta edição foram em femininos,

  • 1º Ana Amaro  – 1h 47m 30s, aminhacorrida/Myprotein;
  • 2º Carla Carneiro – 1:51;48, individual
  •  3º Carla Garrett – 1:59;57, da Gin. Qta do Valbom – AAAlcochete.

Em masculinos a vitória foi para

  • 1º Francisco Carvalho – individual – 1h 23m 31s,
  • 2º  Emanuel Simões – Run Crew Trail Montijo – 1:26;06
  • 3º Romeu Colaço – Gin.Qta do Valbom – AAAlcochete – 1:28;18,
RESULTADOS GERAIS: TJN_17

Obrigada à organização por terem partilhado connosco este lugar sagrado com trilhos únicos! Será sem dúvida uma experiência a repetir!