Trilhos do Javali Noturno, correr com a Lua

0
- Publicidade -
Na passada noite de 02 de Março de 2019, pelas 20:00, realizou-se a prova de Trail “Trilhos do Javali Noturno”. A organização deste evento foi da responsabilidade da Associação de Moradores do Casal da Figueira em parceria com a Associação de Atletismo das Lebres do Sado. O evento foi constituído por uma prova de 15km (prova competitiva) e uma caminhada de 10km que percorreu grandes partes da prova competitiva. O prova teve como ponto alto a passagem pelo Forte São Filipe e com Tróia e Setúbal como pano de fundo.

O levantamento de dorsais foi efectuado sem percalços e de forma fluida, tendo os participantes recebido um par de meias  personalizada, do evento, senha para refeição ligeira que incluía sopa e copo de vinho.

A partida foi dada às 20:00 permitindo à organização ultimar os pormenores finais. A prova iniciou-se com partida controlada, na distância de 400 metros, sendo depois possível a cada participante efectuar a respectiva prova ao seu ritmo. O percurso foi pensado para mostrar os trilhos e estradões que a Serra da Arrábida tem para oferecer, apresentando uma vista sobre as luzes de Setúbal e Tróia espetaculares. Quase que apetece parar, e ficar a apreciar a vista. A metereologia, apesar do previsto, apresentou-se sem chuva e com uma excelente visibilidade.

Correr na Arrábida, à noite, foi uma experiência quase mágica, onde foi necessário utilizar todos os sentidos e seguir o percurso de uma forma concentrada. Esta tarefa esteve facilitada, porque o percurso esteve muito bem marcado, com fitas retro-refletoras, que sinalizavam o percurso. Nos pontos onde podia existir mais dúvidas, elementos do staff ajudaram os participantes.

A prova seguiu pelos trilhos e estradões da serra, grande parte deles nas encostas dos moinhos de São Filipe, num constante sobe e desce. A passagem pelo Forte de São Filipe foi o ponto alto da prova. A prova foi ganha por Rufino Paiva da Outdoor Clube de Setúbal que completou os 15km da prova em

1h19m50s. Fábio Pratas do Clube de Praças da Armada concluiu a prova em 1h23m19s ficando em 2°lugar. Na 3a posição ficou Jorge Soares do Abutres Trail Running que completou a prova em 1h23m45s. A prova feminina foi ganha por Zélia Pedro do Moita Running que completou a prova em 1h42m.

A equipa Aminhacorrida esteve representada pelo atleta Nuno Café que ficou em 19° lugar da geral e em 6°lugar do escalão M40/44,

No final da prova estava disponível um abastecimento com fruta, água e isotónico.

O convívio final  foi um dos pontos altos, com a sopa e o copo de vinho para aconchegar o estômago, acompanhados de música e com a entrega de prémios aos participantes.

Sendo uma prova organizada por atletas, que normalmente estão como participantes, foi notória uma preocupação e amabilidade da organização para que tudo corresse sem quaisquer incidentes e todos os participantes ficassem satisfeitos. Este tipo de organização potencia a prática do desporto de natureza.

Resultados

Por Nuno Café