ULTRA MARATONA MELIDES–TRÓIA / por Fabio Pratas

0

�No passado dia 4 de agosto realizou-se a ultra Maratona Melides – Tróia, prova que era composta por duas distâncias. A distância Ultra com uma extensão de 43 km, com início na Praia de Melides e a Corrida Atlântica com início da praia da Comporta na distância de 15km, todos eles percorridos em areia, ambas com final na Praia do Bico das Lulas, em Tróia.

Como já vem sido caracterizada a distância dos 43km mais uma vez ficou marcada pela dificuldade dos primeiros kms, no entanto, graças às condições das marés, depois dos 18km o areal já permitia uma corrida mais constante, no entanto, o desgaste inicial não deu tréguas fazendo os últimos kms que à priori deveriam ser mais acessíveis se tornassem bastante mais complicados. Sendo que os últimos kms serem feitos em areal de praias bastante frequentadas o incentivo do público tornou-se fundamental na passagem de alguns atletas. Prova percorrida nas praias da península de Setúbal caracterizada por uma paisagem magnífica.

As principais dificuldades fizeram sentir-se pelo aumento das temperaturas com o decorrer das horas, para além de existir apenas dois abastecimentos líquidos-água (14km e 28km), 1Lt para cada atleta, sendo esta prova conhecida pela sua autogestão. Prémios monetários bastante atrativos para os primeiros três classificados da geral e género.

Vencedores ultra (maratona):

Masculinos: 1-José Gaspar – Clube de Atletismo de Odemira – 2h59

2-Carlos Papacinza – Beja Atlético Clube- 3h10

3-Edgar Matias – GDR São Francisco da Serra – 3h16 Femininos:

1- Palmira Quinhama – Individual – 3h48

2- Liliana Veríssimo – Individual – 3h49

3- Amélia Costa – CCR Alto do Moinho – 4h27

Corrida Atlântica

Masculino:

1-Ricardo Paixão – Beja Atlético Clube – 00:50:17

2-Jorge Robalo – Vitória Futebol Clube – 00:50:57

3- Emanuel Diogo – GDR São Domingo da Serra – 00:56:29

Femininos:

1-Inês Marques – Individual – 1:00:35

2-Manuela Machado – Individual – 1:08:40

3-Margarida Amaro – Individual – 1:12:46

A equipa Aminhacorrida esteve presente com: Fábio Pratas – 45 geral, 4 escalão SM Vanda Ferreira – DNF