- Publicidade -

Um estudo publicado na revista americana Investigative Ophthalmology and Visual Science indica que a prática regular de corrida reduz o perigo de desenvolvimento de catarata e de degeneração macular, as duas principais causas de cegueira no mundo. O estudo acompanhou quase 30 mil atletas durante mais de sete anos. O que se descobriu foi que, ao correr, as pessoas exigem mais dos pulmões e do coração e assim, obtêm mais ganhos em termos de acuidade visual.

Os cientistas estudaram o impacto do desporto sobre a catarata focando-se em homens que corriam 64km por semana, ou cerca de 9km por dia. Esses corredores apresentaram um risco 35% menor de ter a doença do que os que corriam só 16km por semana, ou aproximadamente 2km por dia. A investigação também concluiu que aqueles com melhor aptidão cardiorrespiratória tiveram risco significativamente menor de ter catarata.

Para os cientistas, a conclusão da investigação é clara: o homem tem um organismo feito para se manter em movimento. O sedentarismo contribui para doenças como diabetes e hipertensão, que provocam doenças oftalmológicas.

Por outro lado, o uso de óculos de sol é importante para a prevenção de doenças oftalmológicas no corredor, principalmente em dias com muito sol. Os óculos de sol bloqueiam os famosos raios UVA e UVB que podem provocar catarata e outras lesões oftalmológicas. As lentes mais modernas absorvem mais de 80% da luz solar.

Doenças da córnea, do cristalino e da retina podem acontecer devido à exposição aos raios solares, radiações UVA e UVB. Entre as doenças que podem ser causadas pela exposição solar estão as Ceratites, as Cataratas, Queimaduras de retina e outras.

Mas não é só nos dias com muito sol que os raios ultravioletas agridem o corredor. Em dias que não apresentam sol também. Além da proteção contra os raios UV, outras vantagens são indicadas:

– Os óculos de sol bem adaptados ao rosto do corredor podem evitar que o suor caia nos olhos, causando desconforto durante a corrida;

– A proteção garantida em dias de ventos fortes é importante, evitando que corpos estranhos agridam os olhos;

– Também na corrida com chuva o uso dos óculos poderá, para além de proteger, proporcionar conforto ao corredor;

– Poderá diminuir a sensação de calor, pois diminui a percepção do sol pelo corredor.

Apesar das vantagens, é importante que os óculos de sol sejam de boa qualidade, tenham lentes especiais protetoras e sejam próprios para a prática desportiva.

Alguns conselhos para cuidar dos seus Óculos de Sol:

– Lavar as lentes com detergente, enxaguando e secando com um lenço de papel macio;

– Não limpar as lentes a seco;

– Não utilizar produtos químicos como acetona ou álcool;

– Quando não estiver usando os óculos de sol, mantenha-os no estojo protetor para evitar riscos.

 

Fonte:

Adaptação: