- Publicidade -

A restrita lista de eventos que compõem o calendário do Ultra-trail Word Tour 2020 foi apresentada na quinta-feira, em Paris. São 28 corridas, em 20 países diferentes, e os Açores marcam presença através do evento que se realiza na ilha do Faial, a 8, 9 e 10 de maio do próximo ano. 

O calendário oficial do Ultra-trail World Tour (UTWT) para 2020 foi apresentado na passada quinta-feira, em Paris. O circuito, afamado por incluir as mais prestigiadas provas de trail do mundo, terá 28 eventos no próximo ano, com várias provas a estrearem-se na competição oficial. 

Uma delas é a Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, com a chancela Azores Trail Run®, que acontece a 8, 9 e 10 de maio, na ilha do Faial, nos Açores. Com 118 km de trilhos que mostram a excelência dos Açores para a prática deste desporto, o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® é, também, uma homenagem à tradição baleeira das ilhas. 

Agora, pela primeira vez, esta prova vai integrar o circuito mundial da modalidade, na categoria CHALLENGER/UTWT500. Recorde-se que, na sua última edição, a Whalers’ Great Route foi uma Discovery Race do UTWT, o que funcionou como uma espécie de “antecâmara” para, agora, chegar efetivamente ao muito restrito grupo de eventos que, em todo o mundo, compõem o circuito. 

Presente na apresentação deste calendário, o coordenador do Azores Trail Run® mostrou-se bastante orgulhoso pelo reconhecimento internacional que esta presença no UTWT representa. “É o reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido pela marca Azores Trail Run® através de todos os colaboradores e entidades que nos apoiam, nomeadamente o Governo Regional e a Câmara Municipal da Horta. Ao estarmos agora efetivamente integrados no circuito competitivo do UTWT, acima de tudo, haverá uma mais forte divulgação da nossa Região enquanto destino turismo de natureza e especialmente de trilhos”, referiu Mário Leal. 

press@azorestrailrun.com 

Com esta presença efetiva no UTWT, a fasquia para a sétima edição do Whalers’ Great Route Ultra-Trail® fica ainda mais elevada, com grandes desafios ao Azores Trail Run® e à Região, sendo a garantia das acessibilidades a todos os atletas que queiram marcar presença a que mais preocupa a organização. 

Além dos 118k, os atletas podem escolher participar no Ultra Blue Island (65k), no Marathon Faial Coast to Coast (42k), no Trail Ten Volcanoes (25k), e ainda no Mini Family Trail (11k). Em 2019, na globalidade das provas, registaram-se mais de 700 inscritos, de 30 nacionalidades diferentes, prova da grande projeção internacional que o evento já vai tendo, premiada agora com esta inclusão no circuito mundial. Importa destacar também que o WGR qualifica os atletas para a participação em duas provas míticas internacionais: para o UTMB – Ultra Trail du Mont-Blanc e para as 100 milhas do Western States Endurance Run. 

As inscrições para a prova podem ser realizadas na plataforma My Azores Trail Run (www.myazorestrailrun.com), na plataforma norte americana Ultra Sign Up e na World’s Marathon. Inscrições antecipadas têm valores reduzidos. 

O Azores Trail Run® – Whalers’ Great Route Ultra-Trail® conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal da Horta. 

O UTWT foi criado em 2014 com o objetivo de reunir num único circuito competitivo as mais prestigiadas corridas de montanha do mundo. Em 2020 estará presente em 20 países, sendo que este ano será marcado também por alterações no sistema de pontos e de classificação. A partir de 1 de janeiro, existirá um único ranking, baseado nas quatro melhores provas do circuito para cada atleta nos últimos 2 anos. 

A apresentação do calendário para 2020 decorreu após a consagração dos vencedores de 2019: o espanhol da North Face Pau Capell e a americana da Salomon Courtney Dauwalter que este ano, a convite do Azores Trail Run®, participou no Salomon Trail Camp em quatro ilhas açorianas.